> er>

Religião e Games I - Final Fantasy XIII



               O mundo de Final Fantasy XIII é complexo de se adaptar e entender, já que desde o começo do game parece que temos a obrigação de saber o que é L'cie, Fal'cie, Sanctum , Gran Pulse e etc, não da pra entender nada do que está acontecendo, e sem ler os dados dos personagens no menu do jogo, terminaríamos sem entender.
               Final Fantasy XIII possui várias analogias a mitologia nórdica, cristã, hindu e budista, mas a história parece focar mais na linha cristã de raciocínio, já que os outros exemplos estão em personagens como Shiva e Odin pertencentes a mitologia Nórdica e Hindu.             

             O Mundo como é mais comum para nós se chama Gran Pulse e pode ser representado pelo mundo de agonia e sofrimento fora da "proteção" de Deus, um lugar com animais selvagens e natureza agressiva que é tratado como local de punição, e acima uma pequena esfera se chama Cocoon, que é um pequeno planeta criado para proteger a humanidade do terror do mundo abaixo, os dois mundos estão sempre em Guerra.
A personagem Vanille em Gran Pulse observando Cocoon.



           Cocoon foi criada por seres que se assemelham a deuses, chamados Fal'cie, eles recrutam humanos para missões específicas até a morte, se não as fizerem são transformados em monstros, como os dois mundos estão em guerra sempre, os humanos recrutados são obrigados a se envolver.

Dysley, líder da sociedade religiosa Sanctum.

       Dysley , é o líder do Sanctum, e age como um profeta para as pessoas de Cocoon, um representante de Deus. Entre os Fal'cie existentes, dois são especiais, Eden, com o nome do paraíso citado na bíblia, tem a função de administrar e manter Cocoon flutuando e funcionando, Orphan é quem gera energia para Eden manter Coocon, sem ele tudo desaba dos céus, além disso Orphan usa Eden para se comunicar com os humanos, além desses dois pontos existe o desaparecido Maker, que criou Gran Pulse, os Fal'cie, e os humanos, o pai que desapareceu.




Barthandelus(direita) se funde ao orphan(meio) e eden(esquerda), Seis asas representam os Serafins Bíblicos, e estão presentes entre alguns personagens da série Final Fantasy!


       Dysley mais tarde se revela um Fal'cie chamado Barthandelus, e Cocoon foi seu plano desde o início para tentar trazer de volta o criador, como na teologia cristã, a humanidade seria enganada por um falso profeta, que ofereceria proteção e falaria em nome de Deus, além de que se observarmos o Orfão, é o filho abandonado de Deus, que podemos associar a Jesus Cristo, e Eden o meio de comunicação entre o divino e o humano, e temos o Criador, Pai, Filho e Espírito Santo. A forma como o falso profeta tenta derrubar o Orfão de Deus e levar consigo a humanidade é uma referência inegável ao Apocalipse.

        Algo curioso, é a questão de Barthandelus manter controle sobre Orphan e Eden, como uma parte do plano para juntar pessoas em Cocoon, e depois destruir a todos, o que faz pensar, seria tanta surpresa assim se as informações que temos sobre Deus e Jesus não fossem tão "naturais assim"?   

Comente o post curta a Página e em breve postarei a segunda parte de Referências Religiosas com outro game!


Thanks!